sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Torneio de Férias de Futsal: seminário de avaliação será em dezembro

A diretoria do Projeto Liga Futsal vem, através deste comunicado, convidar as equipes que efetivamente participam do Torneio de Férias de Futsal que compareçam ao Ginásio Poliesportivo às 19 horas do dia 5 de dezembro de 2011 (segunda-feira), para a realização do seminário de avaliação da competição, onde as equipes poderão discutir os pontos positivos e negativos do torneio, a fim de seguirmos melhorando no próximo ano. O seminário também será um momento de participação das equipes nas decisões tomadas pela diretoria eleita do Projeto Liga Futsal e como será o impacto destas no torneio de 2012, como período de inscrições, transferências, regulamento geral etc. Representante, a sua participação é muito importante para o nosso futsal e quem não participa se priva de, futuramente, ter legitimidade em suas críticas e sugestões.

Copa Verão de Futsal 2012: passos para realizar a inscrição de sua equipe

O FUTSALCONGONHAS passa para você dicas de como realizar sua inscrição sem maiores problemas:
1º passo: click em "Inscrição Copa Verão de Futsal 2012", em link ao lado esquerdo do blog;
2º passo: irá abrir a página do MEGAUPLOAD, assim que visualizar a página terá que esperar em média 45 segundos para que seja carregado o download comum; assim que estiver carregado click e baixe a ficha para seu PC;
3º passo: com os dados de todos os componentes (atletas, comissão técnica, responsável etc) da sua equipe digite nos campos correspondentes os dados destes (somente serão aceitas as inscrições com fichas devidamente digitadas), lembrando que, no caso em que o atleta não possuir a identidade deverá constar o número da certidão de nascimento, documento este que será válido para participação na competição, desde que apresentado o original ou xerox autenticado no dia da partida;
4º passo: imprima e faça com que os respectivos atletas assinem em frente ao seu nome e dados;
5º passo: entregue na secretaria do Poliesportivo Municipal até às 17 horas do dia 12 de dezembro de 2011, lembrando que a vaga é garantida para as 2 primeiras colocadas de cada categoria do ano anterior e são 12 vagas para cada categoria, sendo validada a inscrição das primeiras a entregar a ficha.
OBS: Caso não consiga baixar a ficha de inscrição leve seu pen drive à SEL e salve a ficha.

O FUTSALCONGONHAS deseja a todos um ótimo período de inscrição!
Dúvidas: ligue 3731-4374 e fale com Eva. 

Copa Verão de Futsal 2012: ATENÇÃO ÀS INSCRIÇÕES

Devido à dificuldade de algumas equipes em realizarem a inscrição no modelo do Torneio de Férias a coordenação da Copa Verão resolveu continuar com a antiga ficha de inscrição em 2012. Logo a ficha estará disponível no FUTSALCONGONHAS a partir das 14 horas do dia 25 de novembro de 2011 e as inscrições permanecerão até o dia 12 de dezembro de 2011, passando o congresso técnico para o dia 14 de dezembro de 2011, às 19 horas no Poliesportivo. A equipe poderá também levar um pen drive à Secretaria de Esporte e Lazer e copiar a ficha, caso não consiga baixar do blog. Lembramos que a ficha deverá ser entregue digitada, de outra forma a coordenação não irá aceitá-la. A categoria sub 16 será de atletas nascidos em 1996/97/98, enquanto o sub 18 será para atletas nascidos em 1994/95.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Liga Futsal 2011: Santos traz para São Paulo o primeiro título do estado na liga

Santos comemora o título 
Santos (SP) - O Santos fez história na noite desta terça-feira (22/11) na Arena Santos. Os alvinegros conquistaram a Liga Futsal 2011 e se tornaram os primeiros paulistas campeões da principal competição do salonismo nacional. O troféu veio após a vitória sobre o Carlos Barbosa no tempo normal, por 3 a 2, o empate na prorrogação, em 0 a 0, e as tensas cobranças de pênaltis, em que os santistas venceram por 7 a 6. O confronto na baixada santista marcou a primeira definição de título nos pênaltis da história da Liga Futsal. Em 16 edições o campeonato nunca havia tido um campeão após a disputa de cobranças de tiros livres diretos da marca penal, situação decorrente da vitória da ACBF no jogo de ida, na serra gaúcha, por 4 a 3, o que obrigou os paulistas a vencer para forçar a disputa do tempo extra. A necessidade da vitória e o apoio da torcida empurraram o Santos para o ataque nos primeiros movimentos da decisão. O time conseguiu abrir o marcador aos 4min09, quando Ricardinho rolou a bola para Neto, em uma cobrança de falta, e o fixo chutou forte e rasteiro, no canto de Lavoisier. Após o gol o ritmo dos anfitriões diminuiu. Os gaúchos se aproveitaram para manter mais a bola na quadra ofensiva e foram criando chances de empatar o confronto, enquanto os alvinegros apostavam, sobretudo, nos contragolpes. Com o decorrer do tempo, as duas equipes se resguardaram mais e as chances de gol diminuíram. No minuto final da etapa inicial, aos 19min11, Sinoê foi oportunista e aproveitou uma indecisão do sistema defensivo adversário após a cobrança de escanteio para desviar para as redes, empatando o duelo. A pressão santista pelo empate foi crescendo à medida que o tempo avançava. Pixote conseguiu balançar as redes, aos 26min52, após receber passe vindo do fundo de quadra, dos pés de Neto, girar e mandar no alto, sem chances para Lavoisier. O Carlos Barbosa novamente mostrou frieza e conseguiu uma nova igualdade aos 33min01, quando Rodrigo aproveitou uma bola mal afastada e chutou de fora da área, rasteiro, no canto de Djony. O gol desencadeou a entrada do ala Pixote como goleiro-linha na equipe santista, faltando 5min03 para o final do tempo normal. A tática surtiu efeito. Aos 36min10, Pixote avançou e chutou forte, Rodrigo tentou afastar, Lavoisier fez a defesa parcial, e a bola se ofereceu para Deives, que tocou para as redes fazendo 3 a 2 e provocando a entrada de Jonathan como goleiro-linha no time gaúcho. O placar, no entanto, permaneceu inalterado e a decisão foi para o tempo extra.

Prorrogação
Nos dez minutos extras para a definição do título as equipes jogaram carregando a responsabilidade de evitar os erros. Com isso, as investidas ao ataque lado a lado eram calculadas, com as defesas prevalecendo, levando a decisão do vencedor para os tiros livres da marca do pênalti.
Pela primeira vez em 16 edições a Liga Futsal foi definida nos pênaltis. Nos dois times os goleiros foram substituídos, com Paulo Vitor entrando no Santos, e Rennan passando a defender a meta da ACBF. Na primeira sequência, Neto converteu para os santistas, enquanto Paulo Vitor defendeu a cobrança de Leandrinho. As coisas voltaram a se igualar na terceira série, quando o fixo Indio desperdiçou sua oportunidade de marcar. Com isso, as cobranças se arrastaram até o final das cinco cobranças alternadas. Na oitava série houve a definição do campeão. Jé cobrou com perfeição, enquanto o arqueiro Paulo Vitor foi decisivo. Ele defendeu o chute de Tostão e fez explodir a massa alvinegra que lotou a Arena Santos: 7 a 6, nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Liga Futsal 2011: recordista de títulos, Indio destaca importância do fator casa


Fixo de 36 anos conquistou 5 Ligas
O fixo Índio tem o nome gravado na história da Liga Futsal. Ao lado do ala Falcão, ele é o jogador com o mais número de títulos da competição. Foram cinco troféus erguidos pelo jogador, que agora busca mais com o Santos (SP). Derrotado por 4 a 3 pelo Carlos Barbosa (RS) no jogo de ida, o experiente atleta tem a receita para o time paulista sair vencedor. “Temos que fazer o fator casa valer a pena. A força da torcida do Santos FC será fundamental para nos empurrar durante o tempo normal e a prorrogação”, disse o camisa 14 do Alvinegro Praiano, campeão da competição pelo Atlético Mineiro em 1997 e 1999, pela Ulbra (RS) em 2002 e 2003, e pela Malwee/Cimed (SC). Se o Peixe ficar com o título na próxima terça-feira (22), será a primeira vez que a taça da Liga Futsal ficará no Estado do São Paulo. “São Paulo só chegou à decisão em 97 com o Banespa. Naquela ocasião, pude comemorar o título pelo Atlético. Agora espero que este título fique por aqui e, como paulistano, vou lutar muito por isso”, declarou o fixo de 36 anos. Mas a tarefa santista não será fácil. O time alvinegro terá que vencer no tempo normal por qualquer placar para levar o jogo para a prorrogação. No tempo extra, não há vantagem e quem vencer fica com o título. Em caso de empate no prolongamento, a decisão sairá na decisão por pênaltis. Já o Carlos Barbosa precisa apenas de um empate no tempo normal para ser campeão.
Fonte: http://www.futsaldobrasil.com.br/portal/liga2011/vernoticia.php?id=11151

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Liga Futsal 2011: ACBF sai na frente nos primeiros 40 minutos da decisão

Divulgação/CBFS

Carlos Barbosa virou o jogo e venceu o jogo de ida da final

Carlos Barbosa (RS) - Em um jogo emocionante, o Carlos Barbosa saiu na frente na decisão da Liga Futsal 2011. Jogando em casa, no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa, a equipe laranja bateu o Santos/Cortiana, por 4 a 3, na noite desta terça-feira (15/11). Para conquistar o pentacampeonato da competição mais importante do salonismo nacional, a ACBF precisa de um empate no duelo da volta, marcado para a próxima terça-feira (22/11), na Arena Santos, no litoral paulista. Os santistas precisam vencer para forçar a disputa de um tempo extra, em que nenhuma das equipes carregam vantagem – em caso de empate na prorrogação o campeão será decidido por meio de cobranças de tiros livres da marca do pênalti. Com uma equipe bem postada na defesa, os santistas conseguiram surpreender os anfitriões na etapa inicial. Em um contragolpe, Deives passou para Falcão, que chutou de primeira, fazendo 1 a 0, aos 13min31. “Jogamos no primeiro tempo com personalidade que a importância do jogo exige. Temos que manter este mesmo padrão na sequência”, destacou o treinador do Santos, Fernando Ferretti. No segundo tempo, os santistas conseguiram ampliar logo aos 21min35, com mais um tento de Falcão, que recebeu na frente e girou, sem chances para Rennan. O gol colocou o ala do alvinegro praiano na liderança isolada da lista de goleadores da Liga Futsal 2011, com 32 gols –Falcão ultrapassou o pivô Keké, do São José/Vale Sul Shopping, que tem 31 tentos. Com dois gols de desvantagem, os gaúchos tiveram que se lançar ao ataque. Flávio conseguiu descontar, aos 24min15, incendiando o público presente no Centro Municipal de Eventos. Bem postado na defesa, o Santos obrigava o time laranja a tentar os chutes de fora da área, apostando nos contragolpes para assustar os rivais. Em uma das poucas brechas que o Santos permitiu, Flávio deu uma boa assistência para Tostão, que dentro da área só teve trabalho para desviar do goleiro Djony, empatando o primeiro jogo da decisão na serra gaúcha, aos 34min04. A empolgação gerou a virada da ACBF. Tostão deu passe para Thiaguinho, que da entrada da área empurrou para as redes, aos 35min29. O Santos conseguiu a igualdade, no momento em que o técnico Fernando Ferretti preparava a entrada do goleiro-linha. Em um tiro livre direto da marca dos dez metros, cobrado por Jackson, a bola chegou a tocar nas duas traves antes de morrer no fundo do gol, aos 36min22. Os paulistas provaram do mesmo ‘veneno’, aos 36min45. Rodrigo voltou a devolver a vantagem para o Carlos Barbosa, cobrando um tiro livre da marca dos dez metros, sem chance para Djony. O tento obrigou o treinador santista a adotar o ala Valdin como goleiro-linha, na tentativa de emplacar uma nova reação, mas o placar permaneceu inalterado. Ao final da partida, o ala Falcão foi expulso e não estará no jogo decisivo. “Cabe a nós agora fazer prevalecer o fator casa, assim como a ACBF fez aqui. Só dependemos de nós”, destacou o pivô Jé. “Tivemos uma grande vitória, com muita superação. Foi uma vitória marcante”, comentou o experiente goleiro Lavoisier, que entrou no decorrer da partida e fez defesas importantes.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nossos internautas estão ligados na Liga Futsal 2011

Na enquete realizada pelo FUTSALCONGONHAS a equipe do Santos ficou na frente com 66% dos votos, enquanto Carlos Barbosa ficou em 2º, com 20%. E não deu outra, a final da Liga Futsal será entre as duas equipes mais votadas da enquete e agora, depois de acompanhar as semifinais e conhencer um pouco melhor cada uma delas, faremos uma nova enquete entre as duas e vamos ver se os internautas acertam quem será o grande campeão da Liga Futsal 2011. Participe!

Definidas as datas da Copa Verão de Futsal 2012

Final da Copa Verão sub 18 de 2011 entre KÔ e Fosfato
A Copa Verão de Futsal chega à sua 10ª edição em 2012, agora subdividida nas categoria sub 16 e sub 18. As inscrições, que seguirão o mesmo procedimento do Torneio de Férias de Futsal 2011, serão realizadas obtendo-se as fichas de inscrição aqui no FUTSALCONGONHAS ou levando um pen drive à Secretaria de Esporte e Lazer e copiando as fichas individuais de atletas, equipes e de comissão técnica, que deverão ser devidamente preenchidas e entregues no período de inscrição que será entre os dias 21 de novembro e 8 de dezembro de 2011, na secretaria do Ginásio Poliesportivo Municipal, das 8hs às 11hs e das 14hs às 17hs. O congresso técnico será no dia 12 de dezembro de 2011 no Poliesportivo às 19hs e a disputa será entre os dias 2 e 20 de janeiro de 2012. A categoria sub 16 compreenderá atletas nascidos em 1996/97/98, enquanto o sub 18 será para atletas nascidos em 1994/95. A taxa de inscrição, assim como em 2011, será de 60 reais, que serão revertidos em sua totalidade aos dois primeiros colocados de cada categoria, sendo 60% para o primeiro colocado e 40% para o segundo. Em breve as fichas para a inscrição estarão no link ao lado direito do blog. Chame os amigos, faça sua equipe e participe! Maiores informações na Secretaria de Esporte e Lazer pelo telefone 3731-4374.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Liga Futsal 2011: Santos e Carlos Barbosa são os grandes finalistas

Carlos Barbosa
Santos



                                        X


 



O Santos (SP) está na final da Liga Futsal 2011. A vaga alvinegra saiu depois de um empate por 1 a 1 contra o Florianópolis Futsal (SC) nesta quarta-feira (9/11), na Arena Santos, no litoral paulista, no segundo confronto das semifinais da competição. Como venceu por 6 a 0 o primeiro confronto, o time santista garantiu presença na decisão pela primeira vez em sua história. Já o Carlos Barbosa se classificou para a decisão ao bater, em uma partida épica, o S Caetano/CorinthiansUnip pelo placar de 1 a 0 na prorrogação, depois de derrota por 4 a 3 no tempo normal, em jogo realizado na noite desta quinta-feira (10/11), no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS). O primeiro jogo da decisão ocorrerá no dia 15/10, em Carlos Barbosa (RS). A segunda partida será no dia 22/11, na cidade de Santos (SP).

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Você sabia que ainda existe o Futebol de Salão? Saiba um pouco mais da história do Futsal

Seleção Brasileira sub 17 do antigo Futebol de Salão
 BREVE HISTÓRICO DO FUTSAL
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular. O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento, e, tal como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas ''peladas'' nas quadras de basquete e hóquei. No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada”. Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball”.

FIFUSA X FIFA
Com sede na cidade de São Paulo, Brasil, a FIFUSA foi fundada em 25 de julho de 1971. Futebol de Salão FIFUSA ou Futsal FIFUSA é uma variação do futebol de salão, surgida a partir de uma briga política entre a antiga FIFUSA e a FIFA, causando a extinção daquela em 1989 e com a FIFA se apossando do Futsal a partir de 1990. Possui o nome de Futsal por ter sido inicialmente regido pela extinta Federação Internacional de Futebol de Salão, sendo atualmente regido pela Associação Mundial de Futsal, que continua a realizar os campeonatos mundiais da categoria, como os de 2003 e 2007, ambos vencidos pelo Paraguai. O Futsal FIFUFA conserva as regras do esporte conforme eram praticadas em seus primórdios, sob a tutela da FIFUSA, diferenciando-se assim do Futsal FIFA, versão atualmente mais praticada e divulgada do mesmo esporte. Em janeiro de 1989, a FIFA resolveu promover o seu primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Cinco, realizado na Holanda, e que contou com a participação da Seleção Brasileira - representada pela equipe do Bradesco. O Mundial foi vencido pelo Brasil. Após o seu término, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se desvinculou da FIFUSA e passou a integrar a FIFA - um caminho seguido por muitas outras entidades nacionais. Ainda naquele ano, a FIFA criou sua Comissão de Futsal, especialmente para supervisionar o futebol de salão. A investida definitiva da FIFA no futebol de salão enfraqueceu a FIFUSA. Seus dirigentes divergiram quanto ao seu futuro. A entidade terminou extinta no final de 1989 e início de 1990. Mas persistiu o descontentamento por parte de muitas federações sul-americanas, que junto com outras antigas filiadas FIFUSA no resto do continente, formaram a Confederação Pan-Americana de Futsal (PANAFUTSAL). Ao longo da década, a PANAFUTSAL manteve-se como uma entidade independente da FIFA e organizou campeonatos de futebol de salão. Embora tenha se tornado uma modalidade marginalizada, o futebol de salão permaneceu sendo praticado em muitos países - inclusive no Brasil, com praticamente as mesmas regras de quando o esporte surgiu na década de 1950 - como o arremesso lateral e de canto feito com as mãos, a proibição de marcar gol dentro da área e a do goleiro jogar fora da área e o limite para substituição de jogadores. Atualmente a Seleção Brasileira de Futsal tem o maior número de títulos mundiais – 6 – enquanto a Espanha, nossos principais rivais, é bicampeã (o mundial teve início em 1982). O último mundial foi disputado em 2008 no Brasil e o Brasil venceu a Espanha na final nos pênaltis. Em 2012 o mundial será na Tailândia.

VEJA A REPORTAGEM ATUAL DA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO
Ao chegar à cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai no último dia 19 de Setembro de 2011, para a disputa do VIII Sul-americano de Futebol de Salão Sub 17 Juvenil AMF, nossos doze atletas não imaginavam que os próximos sete dias mudariam suas vidas, nossos jogadores foram demonstrando a qualidade técnica e o carisma que encantariam não apenas os torcedores brasileiros, mas também paraguaios, colombianos, chilenos, uruguaios e até nossos arqui rivais argentinos, independente da nossa rivalidade esportiva, fomos respeitados porque apresentamos “A NOBRE ARTE BRASILEIRA DA BOLA PESADA”.
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/origem.php#
http://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o_Internacional_de_Futebol_de_Sal%C3%A3o

Liga Futsal 2011: Santos sai na frente do Florianópolis nas semifinais


Ivan Storti/Divulgação

Santistas precisam de um empate para avançar à decisã
O Santos (SP) saiu em vantagem na semifinal da Liga Futsal 2011 contra o Florianópolis Futsal (SC). Nesta quinta-feira (3/11), o time paulista foi melhor na partida realizada no ginásio Jones Minosso, em Lages (SC), e goleou por 6 a 0, ficando mais próximo da vaga na final da competição. Agora, o Santos só precisa de um empate na próxima quarta-feira (9/10), às 19h30, na Arena Santos, no litoral paulista para chegar à decisão. O Florianópolis, por sua vez, tem que vencer por qualquer placar no tempo normal, levando o jogo para a prorrogação. No tempo extra, não há vantagem para nenhum time, e o vencedor fica com a vaga. Em caso de igualdade no tempo extra, o classificado sairá nos pênaltis. Após o jogo, Djony, destaque santista, elogiou a atuação da partida. “Foi uma partida difícil. O Floripa é uma equipe muito qualificada por chegar até a semifinal. Entramos muito concentrados e fizemos um grande jogo, conseguindo um ótimo resultado e levando uma boa vantagem para o jogo em Santos”, disse ele em entrevista ao Sportv. Do outro lado, o goleiro Ney, do Florianópolis, lamentou a atuação do time no jogo.“Não encaixou a nossa maneira de jogar. A gente desconcentrou na partida, mas todos estão conscientes que não é essa a equipe de Florianópolis, pois tomamos dois gols de média por jogo e hoje tomamos seis. Sabemos da nossa capacidade e vamos tentar tudo lá em Santos”, analisou.

O jogo
A torcida que lotou o ginásio Jones Minosso viu um início de partida cautelosa dos dois times. Florianópolis reforçou a marcação, mas acabou exagerando e, com pouco mais de cinco minutos, o time catarinense já tinha quatro faltas cometidas. O Santos, por sua vez, teve tranquilidade para trabalhar a bola e esperar a hora certa de atacar. A estratégia deu certo, e, aos 4min31, Falcão cobrou lateral com rapidez e a bola chegou para Deives, que acertou chute rasteiro e abriu o placar. O Florianópolis tentou reagir na sequência, mas Djony esteve seguro e garantiu a vantagem mínima. Do lado santista, a equipe continuou atuando de forma tranquila e era mais perigoso quando ia ao ataque. Marcando muito forte, o Florianópolis logo estourou o limite de faltas. Aos 8min52, Jackson teve um tiro livre direto para cobrar e aumentou a vantagem. A situação repetiu-se aos 16min54, quando os catarinenses fizeram mais uma falta e Jackson chutou com precisão para anotar o terceiro. A um minuto do fim, em contra-ataque rápido, o Santos marcou o quarto com Valdin, fechando o placar parcial em 4 a 0. No segundo tempo, Florianópolis voltou mais concentrado e ofereceu mais resistência. Porém, esbarrou em um antigo aliado. O goleiro Djony, que defendeu a equipe até 2010, cresceu no jogo e fez boas defesas, evitando um início de reação dos catarinenses. Para piorar, a equipe errou em uma saída de bola e o Santos, impiedoso, marcou o quinto com Índio, que só completou para as redes depois de receber passe de Valdin. Aí o Florianópolis apelou para o goleiro-linha, mas Djony continuou a fazer boas defesas e a impedir a reação catarinense. A 12 segundos do fim, em contra-ataque rápido, a bola chegou até Falcão, que finalizou forte para fechar o placar em 6 a 0.