sábado, 1 de outubro de 2011

O FUTSALCONGONHAS apresenta uma entrevista inédita com o congonhense Ivo

Visto do lado de fora do ginásio de Qindao
O FUTSALCONGONHAS entrevistou o ex-ala/pivô da Seleção de Congonhas e do Pulo do Gato de Campinas Ivo Alexandre, que está na equipe do Qindao Xihai, da China. 

FUTSALCONGONHAS: Ivo, como foi a recepção dos dirigentes e da torcida do Xihai na China?
IVO: A recepção foi muito boa. No primeiro dia almoçamos com o presidente do time e ele ficou muito feliz por nós dois termos chegado ao time já falando em titulo nessa temporada aqui. Nas ruas de Qingdao, às vezes, somos parados para tirar fotos com os torcedores, que acompanham todas as partidas do nosso time.

FUTSALCONGONHAS: Como está sendo a adaptação ao fuso horário, à cultura chinesa?
Prédio onde moram Ivo e Lorran
IVO: A adaptação esta sendo aos poucos, pois agora que estamos nos acostumando com o fuso horário (11 horas a mais que o horário brasileiro) e com a comida também. Estamos comendo igual no Brasil, sem aquelas loucuras que todos falam da comida daqui. Comemos em vários restaurantes da cidade todos os dias. Aqui não tem muito o costume de garfo e faca para as refeições, sendo no shop stick, uma das coisas que estamos adaptando ainda. Estamos achando um pouco estranho o transito daqui, que é um tumulto generalizado, sem organização nenhuma.

FUTSALCONGONHAS: Fale um pouco do treinamento do futsal na China e como fica a comunicação entre vocês e o treinador; e o relacionamento com o restante da equipe?
IVO: O treinamento é parecido com o do Brasil, com muita dinamica. O treinador é chines, mas temos um interprete que traduz pra nós em ingles, facilitando um pouco a comunicação. Algumas palavras em chines em relação a futsal estamos aprendendo aos poucos. Nossa equipe é bastante jovem, sendo que temos do nosso time dois jogadores que foram pré-convocados para a seleção chinesa. Nosso relacionamento com os chineses da nossa equipe é muito bom, sendo que todos do nosso time brincam com a gente. Estamos nos sentindo em casa com nossos companheiros de clube.

FUTSALCONGONHAS: Qual a espectativa de retorno ao Brasil e como está sendo a comunicação com amigos e familiares?
IVO: A nossa volta para o Brasil vai ser no final da temporada mesmo, que termina no inicio de abril. Nossa comunicação com familiares, namorada, amigos, esta sendo pela internet todos os dias, matando um pouco da saudade de todos. Na nossa folga, passeamos pela cidade, conhecendo um pouco do costume chines.

O FUTSALCONGONHAS agradece ao Ivo pela entrevista e deseja à dupla de congonhenses uma ótima sorte na competição nacional chinesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário