sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Você sabia que ainda existe o Futebol de Salão? Saiba um pouco mais da história do Futsal

Seleção Brasileira sub 17 do antigo Futebol de Salão
 BREVE HISTÓRICO DO FUTSAL
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular. O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento, e, tal como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas ''peladas'' nas quadras de basquete e hóquei. No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada”. Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball”.

FIFUSA X FIFA
Com sede na cidade de São Paulo, Brasil, a FIFUSA foi fundada em 25 de julho de 1971. Futebol de Salão FIFUSA ou Futsal FIFUSA é uma variação do futebol de salão, surgida a partir de uma briga política entre a antiga FIFUSA e a FIFA, causando a extinção daquela em 1989 e com a FIFA se apossando do Futsal a partir de 1990. Possui o nome de Futsal por ter sido inicialmente regido pela extinta Federação Internacional de Futebol de Salão, sendo atualmente regido pela Associação Mundial de Futsal, que continua a realizar os campeonatos mundiais da categoria, como os de 2003 e 2007, ambos vencidos pelo Paraguai. O Futsal FIFUFA conserva as regras do esporte conforme eram praticadas em seus primórdios, sob a tutela da FIFUSA, diferenciando-se assim do Futsal FIFA, versão atualmente mais praticada e divulgada do mesmo esporte. Em janeiro de 1989, a FIFA resolveu promover o seu primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Cinco, realizado na Holanda, e que contou com a participação da Seleção Brasileira - representada pela equipe do Bradesco. O Mundial foi vencido pelo Brasil. Após o seu término, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se desvinculou da FIFUSA e passou a integrar a FIFA - um caminho seguido por muitas outras entidades nacionais. Ainda naquele ano, a FIFA criou sua Comissão de Futsal, especialmente para supervisionar o futebol de salão. A investida definitiva da FIFA no futebol de salão enfraqueceu a FIFUSA. Seus dirigentes divergiram quanto ao seu futuro. A entidade terminou extinta no final de 1989 e início de 1990. Mas persistiu o descontentamento por parte de muitas federações sul-americanas, que junto com outras antigas filiadas FIFUSA no resto do continente, formaram a Confederação Pan-Americana de Futsal (PANAFUTSAL). Ao longo da década, a PANAFUTSAL manteve-se como uma entidade independente da FIFA e organizou campeonatos de futebol de salão. Embora tenha se tornado uma modalidade marginalizada, o futebol de salão permaneceu sendo praticado em muitos países - inclusive no Brasil, com praticamente as mesmas regras de quando o esporte surgiu na década de 1950 - como o arremesso lateral e de canto feito com as mãos, a proibição de marcar gol dentro da área e a do goleiro jogar fora da área e o limite para substituição de jogadores. Atualmente a Seleção Brasileira de Futsal tem o maior número de títulos mundiais – 6 – enquanto a Espanha, nossos principais rivais, é bicampeã (o mundial teve início em 1982). O último mundial foi disputado em 2008 no Brasil e o Brasil venceu a Espanha na final nos pênaltis. Em 2012 o mundial será na Tailândia.

VEJA A REPORTAGEM ATUAL DA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO
Ao chegar à cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai no último dia 19 de Setembro de 2011, para a disputa do VIII Sul-americano de Futebol de Salão Sub 17 Juvenil AMF, nossos doze atletas não imaginavam que os próximos sete dias mudariam suas vidas, nossos jogadores foram demonstrando a qualidade técnica e o carisma que encantariam não apenas os torcedores brasileiros, mas também paraguaios, colombianos, chilenos, uruguaios e até nossos arqui rivais argentinos, independente da nossa rivalidade esportiva, fomos respeitados porque apresentamos “A NOBRE ARTE BRASILEIRA DA BOLA PESADA”.
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/origem.php#
http://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o_Internacional_de_Futebol_de_Sal%C3%A3o

Um comentário: